Parnaíba, 14 de fevereiro de 2022.

Muito bom dia a todos.

É com grande satisfação que estou aqui firmando a presente contratação, em nome das empresas vencedoras, para assumir e desenvolver o Aeroporto de Parnaíba – Pref. Dr. João Silva Filho.

Quero destacar já em minhas primeiras palavras que após integrar e liderar a equipe que estudou todos os aspectos do Aeroporto de Parnaíba – que envolveu engenheiros, economistas, advogados e consultores com grande experiência na infraestrutura aeroportuária e logística do país (alguns deles já tendo passado por diversos órgãos reguladores e técnicos nacionais) –, não é sem razão o desejo de ver o aeroporto de Parnaíba ganhar destaque nacional e internacional.

Estamos absolutamente convencidos de que o litoral do Piauí reúne a quase totalidade dos requisitos para ser um dos grandes pontos turísticos mundiais – praias paradisíacas, roteiros e passeios com paisagens de tirar o fôlego, destinos com uma natureza ainda maravilhosamente preservada, a existência do único Delta das Américas com dezenas de ilhas e uma flora e fauna de encher os olhos de quem quer que aqui chegue. Parnaíba, por si só, é uma cidade com uma história secular, palco de diversos momentos históricos do Brasil e com um ambiente urbano desenvolvido, mas que ainda resguarda as cenas bucólicas de, ainda, um bom viver, porém com um dinamismo econômico relevante, universidades, faculdades de medicina e veterinária – o que atrai para a cidade muitos milhares de estudantes que fazem a região vibrar em cultura e entusiasmo.

Mas não somente isto, aqui no litoral do Piauí, em especial em Parnaíba, encontramos um setor econômico dinâmico, envolvendo ativas de relevo na pesca e no cultivo de frutas, um setor de serviços capaz e, o mais importante, uma gente acolhedora, trabalhadora e calorosa. Dadas tais condicionantes é com muita confiança que vemos o desenvolvimento da Zona de Processamento de Exportação – ZPE e das indústrias aqui presentes, pois aos nossos olhos também estão dados os elementos para a instalação de um grande polo de desenvolvimento industrial e de serviços agregados.

O papel do aeroporto é não somente transportar pessoas, promover o turismo e trafegar cargas, aos nossos olhos o aeroporto é uma porta para o mundo e, com tudo o que disse aqui, estamos convictos: Parnaíba, seu entorno e o litoral do Piauí tem muito a mostrar a todos os viajantes e empresários do Brasil e do mundo, sendo assim, grande parte de nosso trabalho e olhar é no sentido de fazer com que o aeroporto de Parnaíba seja este aparelho apoiador e indutor das potências da região e não temos dúvida, o maior ativo de Parnaíba e região, bem como de todo o Piauí é a sua gente.

São pessoas que são capazes de transformar a realidade e é de olho no que já se vem fazendo aqui que procuraremos entregar um aeroporto funcional, eficiente, com novos aparelhos imobiliários, que se integre ao cotidiano da cidade e da região, em linha com o que há de mais moderno no mundo.

As empresas que se reuniram para administrar o aeroporto congregam vasta experiência no desenvolvimento de empreendimentos de grande porte, possuem ativos superiores a 400 milhões de reais, sendo que uma delas detém mais de 5 milhões de metros quadrados em projetos em desenvolvimento, sendo também controladora de um dos mais exclusivos empreendimentos hoteleiros de luxo do país, tendo atuação no setor sucroalcoleeiro, mineração e financeiro. Para completar tal time, a empresa responsável pela operação do aeroporto, Socicam, é uma das mais capacitadas do país, administrando dezenas de aeroportos e quase uma centena de concessões públicas, tal experiência e sinergia, com certeza, farão com que os objetivos almejados para o aeroporto sejam alcançados mais rapidamente.

Deixem-me também falar um pouco das pessoas qualificadas que aqui encontrei. Foi com grata surpresa e alívio que pudemos trabalhar nos estudos e agora nos mobilizar para aqui investir, pois encontramos pessoas altamente qualificadas e vocacionadas na gestão pública do governo do estado. O aprendizado e o que vimos nestes mais de 2 anos de análise cristalizaram em toda nossa equipe, como um time competente e vocacionado é capaz de desabrochar projetos incríveis em locais que, aos que distante estão, não pareciam nada óbvios. Desde as equipes de suporte como no nível de gerenciamento e liderança, surpreendentemente em comparação aos padrões nacionais, todos sem exceção se mostraram hábeis, solícitos, técnicos, compromissados e competentes.

Aqui peço licença para fazer um depoimento pessoal, já me desculpando por não nomear todos as pessoas envolvidos no projeto como mencionei, para não cometer a injustiça de me olvidar de alguns nomes, a figura do senhor governador José Wellington Barroso de Araújo Dias claramente nos chamou a atenção; uma carreira política sem igual, presente na vida pública brasileira desde 1992, tendo sido vereador, deputado, governador eleito e reeleito em primeiro turno, senador mais votado do estado e, novamente governador eleito e reeleito, a quaisquer olhos um grande talento da política, mas estes dados públicos não mostram o que tive oportunidade de testemunhar, um servidor público compromissado, não obstante tamanhas vitórias, de uma sincera humildade e, para aqueles ainda mais jovens, um avassalador conhecimento técnico sobre as coisas públicas de seu estado. Presenciei boquiaberto as explanações e entendimentos sobre o funcionamento do mercado financeiro não para neófitos, mas sim para diretores e presidente de Bancos Internacionais, primeira oportunidade em que pude conversar consigo pessoalmente. Participei de várias reuniões em que o senhor demonstrava o total domínio das questões do seu estado e das questões de interesse nacional. Ainda, aprendi uma grande lição, independentemente de tal conhecimento e tamanha autoridade de suas vitórias políticas, sempre um homem cordato e fraterno com todos.

É daí que se entende boa parte do funcionamento da equipe pública com quem lidamos, pois a liderança segura irradia a todos de sua equipe.

Não à toa hoje entendo com clareza a revolução pela qual o estado passou e passa, o Piauí é sim um gigante natural, um estado de dimensões maiores que o estado de São Paulo e maior que muitos países europeus reunidos, com riquezas materiais e desenvolvimento continuado por décadas – notícia para todos aqui, pegamos em nossos estudos econômicos um dado estatístico que comprova que o Piauí tem crescido nas últimas décadas a razão de 1,5 vezes o PIB do Brasil!

O Piauí integra a nova fronteira do agribusiness, com produção agrícola de grãos que partiu de 500 mil toneladas no ano de 2005 para, no ano passado, ultrapassar as 6 milhões de toneladas e com um horizonte de atingir em 10 anos 15 milhões de toneladas de grãos produzidas. Estar em um local assim, em que muito se produziu e muito há a produzir traz de volta ao coração de todos – em especial àqueles apaixonados por empreender – a certeza de que o amanhã será melhor do que hoje e de que nossos filhos e netos poderão gozar de um bem-estar melhor do que o nosso.

Governador, novos desafios se desenlaçam ao senhor e espero com convicção que o Brasil possa sim se utilizar de sua experiência, firmeza de propósito, olhar fraterno e acolhedor para que os consensos em nosso país possam ser recobrados e possamos deixar esta quadra atual de nosso tempo para os livros de história, todos neste país vão demandar suas maiores lideranças para nos tirar da imobilidade, gerar empregos e afastar a chaga da fome que volta a nos assombrar.

Por aqui posso lhe dizer que, certamente, aplica-se ao senhor o velho adágio que se aplica aos grandes filósofos, e que cabe aos grande homens públicos “a posteridade é para os filósofos, aquilo que a vida eterna é para os clérigos!” Com certeza seu legado está cravado em pedra após anos de tantas realizações.

À população de Parnaíba e de todo o Piauí, vamos ao trabalho.

Rodolpho Oliveira Santos

Head – SBPB Parnaíba Sociedade de Propósito Específico Ltda.